quinta-feira, 26 de maio de 2011

Esse Lixo é Seu?

Segundo dicionários, a palavra “lixo” significa resíduo, sujidade, imundice, etc. A civilização humana processa e utiliza materiais da natureza, mas uma parte deles não é aproveitada. Dessa forma, são rejeitados como lixo. Obviamente ele faz tanto mal tanto para a civilização quanto para a natureza.

Existem três métodos para resolver ou amenizar os problemas do acumulo do lixo: reduzi-lo, reutiliza-lo e recicla-lo.

Aquele palito de fosforo inocente que é jogado no chão , aquela bituca de cigarro que voa pela janela de carros e até aquele miolo de maça que por ser orgânico , pensam que vai sumir rapidinho da calçada, cada um deles tem uma história interessante para nos contar.

Em local úmido, o papel leva três meses para sumir e, em um local seco pode levar muito mais tempo, no caso do jornal pode permanecer intacto por décadas.

No ambiente úmido o fosforo não se decompõe antes de seis meses em clima quente, pode conservar-se por um ano em lugar mais ameno, isso por que o orvalho dificulta a proliferação dos micróbios decompositores e diminuem sua capacidade devoradora.

Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro.

Um chiclete jogado no chão começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Como a goma contém resinas naturais e artificiais, além de açúcar e outros ingredientes, o processo pode durar até 5 anos.

Certos resíduos podem provocar grandes efeitos negativos na saúde humana. Metais pesados aumentam a incidência de doenças cancerígenas e de intoxicação. A dioxina aumenta a incidência de câncer e, além disso, provoca má formação dos fetos. As partículas metálicas causam e agravam doenças respiratórias. O dióxido de enxofre (SO2) causa e agrava as doenças respiratórias e a irritação das vias respiratórias. O monóxido de carbono (CO) diminui a taxa de transporte de oxigênio no sangue e, no caso extremo, é fatal. Óxidos de nitrogênio diminuem a resistência imunológica, causam irritação das vias respiratórias e agravam as doenças respiratórias.

Sabendo disso é necessário mais atenção com a sua saúde por que o lixo é um assunto sério.

Um comentário:

  1. infelizmente a população não ve a hora de se livrar do LIXO e acaba depositando em qualquer lugar.
    Porém o que nós não pensamos é que este LIXO não se decompor como num passe de mágica. Ficando anos e mais anos para isso acontecer.
    Ele pode não estar com nós mais, mais está em todo o lugar.

    Em algumas cidades como Maringá por exemplo a civilização das pessoas tem dado resultado. Hoje a coleta seletiva já alcança quase 90% da cidade e a população separa o que é lixo do que não é.

    Exemplos assim deviam ser copiados por outras cidades do nosso belo país.


    Beijo Fer, parabéns pelo Post.

    ResponderExcluir